terça-feira, 31 de março de 2015

Luiz Hortense cidadão de Castilho ganha junto com o seu parceiro Ivan Castaldi a primeira etapa do campeonato paulista de peteca de São José do Rio Preto

Luiz Hortense e Ivan Castaldi















































Peteca: É o nome tanto do esporte, quanto do artefato esportivo utilizado em sua prática, sendo ambos de origem indígena-brasileira, porque a palavra “peteca” vem do Tupi, e significa “golpe”. A Peteca é feita de uma base de borracha, onde se concentra a maior parte de seu peso, e possui uma extensão mais leve, feita de penas (naturais ou sintéticas), que visa dar equilíbrio, ou orientar sua trajetória no ar, quando arremessada. A Peteca era muito utilizada pelos índios, antes da chegada dos portugueses, como atividade recreativa, para ganho de aquecimento corporal durante o inverno. 

Em 1920, nos Jogos Olímpicos na Antuérpia, o Brasil pela primeira vez participava dos jogos, e alguns atletas brasileiros, carregaram consigo petecas, para fins recreativos. A atividade atraiu a atenção de competidores de outros países, que se interessaram pelas regras (inexistentes) do jogo. Porem foi em BH, que a peteca ganhou sentido competitivo, criando em 1973, as regras da peteca, e na sequencia fundando a Federação Mineira de Peteca. 

A oficialização se deu em 1986, pelo Conselho Nacional de Desporto, e em 1987 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca. Em 2000 foi fundada uma Federação Mundial de Peteca em Berlim, e depois no Japão. As maiores federações nacionais se encontram na Alemanha e no Japão, mas a  Suíça, Estônia, Eslováquia, Brasil, Franca e Luxemburgo são membros. Em 2001, a Estônia realizou o primeiro Campeonato Mundial de Peteca e em 2006, realizou o segundo. Os mais famosos jogadores de Peteca do Brasil são Tiago Velasco, Luiz Carlos Hortense, e Joaquim Rolla.

Regras para jogar Peteca – Como jogar?

A peteca é um esporte de origem brasileira, mais precisamente de origem indígena. É um esporte de grande popularidade no Brasil, mas também tem sido introduzido em regiões da Europa, tais como a Alemanha, onde tem sido gradativamente mais praticado. Sua estrutura se assemelha à do vôlei, mas é consideravelmente simples e não apresenta regras muito complexas.

O objeto usado na prática desse esporte recebe o mesmo noem, peteca. Trata-se de uma base com um peso de borracha, em que são fixadas, em geral, quatro penas de tamanho médio. O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário.

Diferenças estruturais entre a peteca e o vôlei


  • A estrutura da quadra é semelhante, porém apresenta dimensões menores e variáveis. Enquanto uma quadra de vôlei possui dimensões de 18 x 9 metros, uma quadra de vôlei para dois jogadores em cada time tem 15 x 7,5 metros e uma para um jgoador, 15 x 4 metros.
  • A altura da rede é variável em um jogo de peteca, de acordo com a faixa etária em que se encontram os jogadores e o sexo a que pertencem. Na categoria de 12 anos, por exemplo, a rede para jogos masculinos deve apresentar 2,43 metros de altura, enquanto a rede para jogos femininos deve apresentar 2,24 metros.
  • O número de jogadores de vôlei é fixo: Cada equipe deve contar com 6 jogadores em quadra. Na peteca por sua vez, é permitido que cada equipe tenha um ou dois jogadores.

As regras da peteca

  1. A duração de um jogo de peteca é variável: Cada set dura, no máximo, 20 minutos. Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 12 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.
  2. As partidas de peteca são, em geral, disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros, é considerada a vencedora da partida.
  3. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária
  4. A receber a peteca em seu campo, a equipe tem o direito de fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário. Caso não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe adversária
  5. Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.

Jogadores Famosos

Brasil: Tiago Velasco, Luiz Carlos Hortense, João Guilherme Schott, Ivan Mardegan,Guilherme Veiga, Paulo Henrique (Paulo Peteca) - Foi consagrado campeão em Fortaleza/CE, com o troféu "Peteca de Ouro". Iniciou seu treinamento quando criança na cidade da Parnaíba/PI quando trocava peteca com seus colegas de comunidade. O restante da história do atleta é desconhecida. Devido a chacota dos amigos e colegas de trabalho o grande Paulo Henrique "Peteca" quebrou o troféu original, que agora é conhecido como troféu CEBOLA DE OURO.
França: Jeff Impinna (Sannois), Vincent Vannostal (Sannois), Yannis Kokotakis (Sannois), Stéphane Manka (Sannois), Benoît Pertuc (Sannois), Thomas Derrien (Sannois), Caroline Martin (Laxou), Marie-France Thyrard (Laxou), Laura Bureau (Sannois), Clémence Laperche (Sannois), Elodie Laudren (Sannois), Alix Leblanc (Sannois), Kathleen Ventura (Sannois).
Reino Unido Peter Cheek (Greenwich), Nick Trumble (Greenwich), Daniel Ousdine (Greenwich), Joseph Ludkin (Greenwich), Chris Wall (Greenwich), Matt Harfield (Greenwich), Luis Olmos (Greenwich), Isaac Loftus-Cheek (Greenwich Juniors), Tom Chapman (Greenwich Juniors).an

Definição sumária do jogo de peteca
Colocados os jogadores na quadra, um deles inicía o jogo com um saque, ou seja, postado atrás da linha de fundo ele segura a peteca com uma mão, batendo nela com a outra, a fim de jogá-la, por cima da rede, para o campo adversário.
O adversário deve, então, rebater a peteca, devolvendo-a, também, por cima da rede mas, com apenas um toque, como no jogo de tênis de campo ou mesa. Resumindo: posta a peteca em jogo, através do saque, ela vai sendo jogada de um adversário para outro até que seja marcado um ponto. Este é conseguido quando a peteca cair no chão, dentro dos limites da quadra, ou quando o adversário que recebeu o saque, a rebate na rede ou fora dos limites da quadra ou quando o adversário comete alguma falta técnica.
O jogador consegue o ponto quando não deixa a peteca cair em seu campo, ou não aconteceu nenhuma falta técnica (toque na rede, invasão da linha central, condução, etc...), ou ainda, quando o adversário não consegue rebate-la, ou se consegue, não a devolve dentro dos limites do campo adversário, porque bateu na rede ou foi fora dos limites da quadra. Para disputa do ponto seguinte, o jogador que conseguiu o ponto, inicia nova disputa de ponto através de um novo saque.

Tipos de rebatidas (toques)
Batida básica ou batida por cima com os pés no chão;
Batida por baixo (quando a peteca vem muito baixa ou muito próxima da rede);
Batida saltando (mais agressivo com maior poder ofensivo, porém, exige grande esforço físico).
Tática do jogo
Não errar;
Preparar o ponto sem precipitação, criando a oportunidade adequada;
Antecipar a jogada;
Explorar o lado fraco do adversário;
Usar seus pontos fortes (aquelas jogadas que executa bem);
Dosar o esforço físico;
Não jogar a peteca na mão dos adversários (peteca a meia altura).

Oficialização e codificação das regras
Finalmente, sendo o jogo praticado em todos os estados da união, fazia-se necessário oficializá-lo e, em seguida codificar suas regras, de modo a evitar as dúvidas na interpretação do jogo. Aqui cabe exaltar os esforços do benemérito Outorgantino Magalhães Dias, o Tote, que depois de uma luta incessante, viu-se aprovada a oficialização de esporte, na sessão do plenário, do Conselho Nacional de Desportos - CDN, conforme deliberação n° 15/85, daquele Órgão, de 27 de agosto de 1985, em Brasília - DF, para a alegria de vários milhares de aficionados, cabendo à Confederação Brasileira de Desportos Terrestres - CBDT, o dever de codificar e estruturar o desporto como determina a lei.

Dimensões e Equipamentos
Será de 15,00 m por 7,50 m para o jogo de duplas.
Será de 15,00 m por 5,50 m para o jogo de simples.
O piso da quadra deverá ter uma superfície áspera e uniforme, a fim de facilitar a movimentação dos atletas.
A quadra será delimitada por linhas com 0,05 m de largura, as quais fazem parte integrante da mesma.
Linha central é a que divide a quadra ao meio.
Fica estipulada uma cor padrão para a quadra de peteca: verde com as linhas demarcatórias da cor laranja-trânsito.
Em toda e qualquer competição, adotar-se-á fitas sinalizadoras nas linhas de fundo da quadra.

Mias informações em http://fepape.com.br/


...



*As informações são de: gazetadebeirute; regrasdoesporte; fepape

 Gostou do Blog ?
                           Foi util ?
                                           Da um Curti ai ?
Site Rede Swool'Blogs Apenas Reproduz Matéria ( Lidas - já publicadas ) - Assegurado por lei - 

Lei de Direitos Autorais (9.610/98), em seu capítulo IV, prevê situações em que não ocorrem infrações aos direitos autorais. São as chamadas limitações a estes direitos. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;. 

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search